Cromoterapia: cores que influenciam os sentidos

Além do Imaginado

Renovar a pintura é uma maneira de dar cara nova aos cômodos de casa. E para escolher o tom ideal, pode ser interessante conhecer mais sobre a cromoterapia, isto é, o estudo de como as cores influenciam os sentidos. Saiba mais a seguir.

O que é a cromoterapia?

A cromoterapia é o uso terapêutico das cores para estabelecer o equilíbrio emocional. De acordo com especialistas em medicina alternativa, os tons podem transmitir diferentes sensações devido aos impulsos gerados nos sistemas nervoso e endócrino. Assim, a ciência das cores é uma ferramenta útil para atingir mais bem-estar.

Cromoterapia na decoração

Aplicada à decoração de casa, a cromoterapia pode fazer com que os ambientes domésticos fiquem mais confortáveis e acolhedores. Para isso, é interessante harmonizar cores vibrantes e neutras, para manter o equilíbrio visual. Confira como usar os tons de acordo com o que você busca:

Claros

Cores pasteis na decoração

Tons como branco, bege e cinza-claro são associados a elegância e tranquilidade. Por serem bastante versáteis, ficam ótimos em espaços de convivência, como a sala de estar e a de jantar, e em ambientes que necessitem de concentração, como escritórios e áreas de estudo.

Azul

O azul transmite calma e relaxamento, sendo indicado para dormitórios e banheiros. Essa cor também agrega sensação de amplitude e é uma ótima opção para complementar ambientes pequenos. 

Amarelo

A influencia da cromoterapia na decoração

O amarelo induz sentimentos ligados a calor, energia, criatividade e movimento. Por isso, é recomendado para escritórios, salas de estudos e quartos infantis. A cor também está relacionada ao aumento do apetite, sendo indicada para uso na cozinha e na sala de jantar.

Vermelho

O vermelho está tradicionalmente ligado a romance, força e determinação. Pode ser usado na sala de estar e na varanda gourmet para aquecer os ambientes e deixá-los mais aconchegantes.

Verde

O verde estimula o equilíbrio, por isso é indicado para banheiros, quartos e ambientes externos. A cor também remete à natureza e compõe bem cômodos com plantas.

Como visto, as cores são eficientes para agregar mais vida e harmonia aos ambientes. Confira outras dicas de decoração no Instagram da Cima Empreendimentos.

Leia mais: Dicas para usar cores na decoração

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.