Paralelamente à ascensão do setor imobiliário de alto padrão, outros produtos vêm sendo valorizados por um público que busca exclusividade, como roupas e acessórios de grifes famosas. Neste contexto, percebe-se que o mercado second hand de luxo cresce no Brasil. Confira mais a seguir!
Crescimento do mercado de luxo no Brasil
A experiência de consumo é um dos principais atrativos oferecidos pelas marcas de luxo. Para se ter uma ideia, em 2021 a Associação Brasileira das Empresas de Luxo (Abrael) registrou crescimento de 51,74% nas vendas em setembro, em relação ao mesmo período do ano anterior, e a expectativa é que o setor continue crescendo.
Em 2021, os itens mais procurados pelos consumidores de alto padrão foram viagens, itens de autocuidado e bem-estar, obras de arte assinadas, artigos para casa e carros de luxo. Roupas e assessórios de marcas renomadas também seguem entre os produtos mais buscados, com destaque crescente para as empresas especializadas em second hand de luxo.
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Ascenção do mercado second hand
Nos últimos anos, mais pessoas passaram a vender e adquirir itens usados, também conhecidos como second hand, na busca por obter produtos exclusivos em sintonia com uma lógica mais sustentável de consumo. Em 2020, conforme estimativa da thredUP, a maior plataforma de revenda do mundo, cerca de 52 milhões de pessoas em todo o globo venderam peças usadas, enquanto 36 milhões de consumidores passaram a comprar itens de segunda mão. Dentro deste mercado, tem destaque a aderência dos consumidores às peças usadas de luxo.
Valorização do mercado de luxo
A maior procura por itens usados das diferentes grifes resulta na valorização desse mercado. Favorecida pelo fácil acesso a lojas online dedicadas ao second hand de luxo, bem como pelo crescimento de brechós especializados neste segmento, a compra de roupas e acessórios de marcas famosas é atualmente vista como uma forma de investimento. Isso porque algumas peças podem valorizar cerca de 5% ao ano, como é o caso da bolsa Hermès Togo Birkin Bag, que apresenta um aumento constante ao longo de 35 anos.
Exclusividade também é um fator essencial. Muitos modelos de bolsas de luxo e joias, por exemplo, são produzidos em poucas unidades e às vezes sequer são lançados nas filiais brasileiras de grandes grifes. Com isso, a possibilidade de adquirir peças exclusivas no mercado second hand gera alta especulação entre os clientes, o que contribui para movimentar o setor.