Tecnologias para facilitar as tarefas domésticas

Além do Imaginado robô aspirador para limpeza da casa

Com a rotina agitada, investir em tecnologias que facilitam as tarefas de casa é essencial. Além de aplicativos que colaboram com a rotina doméstica, atualmente encontramos diversos produtos inteligentes que têm a proposta de oferecer mais conforto para os usuários, inclusive no momento da limpeza. Neste post, apresentamos alguns desses dispositivos.

Robôs para limpeza

Os robôs aspiradores já estão presentes no Brasil há algum tempo. Esse dispositivo aspira a poeira do chão automaticamente e seu acionamento pode ser feito via Wi-Fi. Utilizados geralmente para limpar casas e escritórios, esses robôs contam com um sensor para evitar obstáculos e, por serem compactos, alcançam inclusive os cantos. Alguns modelos descartam a sujeira coletada sem a necessidade de o usuário retirá-la e conseguem voltar sozinhos para o local de recarga.

Os esfregões elétricos utilizam uma tecnologia semelhante para passar pano automaticamente pelos cômodos. O usuário deve colocar em um compartimento interno o produto de limpeza e um pouco de água e acionar no dispositivo se deseja que o esfregão passe um pano seco, úmido ou molhado. Ideal para pisos de cerâmica, porcelanato ou de madeira, essa tecnologia também conta com um sensor inteligente para não umedecer móveis e paredes.

esfregão elétrico limpando uma janela de vidro

Limpar as janelas pode ser um trabalho difícil. Felizmente, já existe um robô próprio para auxiliar nessa tarefa. Ele utiliza almofadas de microfibra que removem do vidro até as sujeiras mais difíceis, e conta com uma tecnologia que evita que o robô se desprenda da superfície caso a bateria acabe. É possível acionar o dispositivo por aplicativo ou controle remoto.

Lixeira eletrônica

pessoa fazendo uso de uma lixeira eletrônica

Outra tecnologia que pode facilitar as tarefas domésticas é a lixeira eletrônica. Ela abre e fecha automaticamente, através de um sensor que identifica movimentos. Além disso, o dispositivo é resistente à água e pode ser lavado sempre que necessário. Alguns modelos ajudam a reduzir o volume de lixo com um mecanismo de prensa e podem ter um sistema para diminuir o odor.

Esses dispositivos vêm somar-se aos aparelhos já comuns nas casas, como o aspirador de pó tradicional, a lavadora de alta pressão e a máquina de lavar louça, que ajudam a economizar tempo e esforço. Seguindo essa tendência, muitas empresas estão investindo em aparelhos que automatizam a faxina, os quais podem chegar às residências em um futuro próximo.

Leia também: Aparelhos de uma cozinha tecnológica

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.