Biofilia e sua importância na arquitetura

Arquitetura e Décor Biofilia e sua importância na arquitetura

A natureza é uma das principais inspirações quando o assunto é aumentar o conforto e o relaxamento no âmbito urbano. Nesse sentido, uma das tendências dos empreendimentos de luxo é justamente a conexão dos espaços construídos com o meio ambiente. Saiba a seguir o que é biofilia e sua importância na arquitetura.

O que é biofilia?

A palavra “biofiliaé a junção dos termos gregos bios (vida) e philia (amor). Utilizado em bibliografias da psicanálise a partir da década de 1960, o “amor pela vida” estaria relacionado então à ligação emocional que os seres humanos têm com a natureza, incluindo até as formas inconscientes de busca pela conexão com o meio ambiente.

Na década de 1980, o biólogo norte-americano Edward O. Wilson estudou como a urbanização desconecta as pessoas da natureza e como esse vínculo precisa ser resgatado no contexto estético cotidiano para expansão da criatividade e da imaginação.

Biofilia na arquitetura

Na arquitetura, a biofilia pode ser integrada aos ambientes internos pela aplicação de materiais naturais, pela incorporação de plantas no paisagismo e pela valorização da iluminação natural e da ventilação cruzada. Esses são apenas alguns exemplos de soluções que ganham cada vez mais espaço nos projetos atuais.

Como um residencial pode contribuir para o bem-estar

O que é biofilia

Benefícios da biofilia na arquitetura

A inserção de plantas nos ambientes internos, como nos jardins verticais, contribui para o isolamento térmico e a qualidade do ar, resultando em um ambiente mais fresco e saudável. Além disso, materiais naturais como a madeira ajudam a absorver os ruídos externos, aprimorando o conforto acústico da residência.

Os projetos arquitetônicos que aplicam o design biofílico comprovadamente proporcionam mais relaxamento e bem-estar aos moradores, o que tem influência inclusive na criatividade e na produtividade ao longo dos dias.

Benefícios da biofilia na arquitetura

Sempre preocupada em oferecer o melhor aos seus clientes, a CIMA Empreendimentos agrega o conceito de biofilia em cada projeto, com o objetivo de aumentar o bem-estar das pessoas e a conexão delas com o verde. Conheça mais sobre os residenciais da construtora.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.