Jardim vertical: conheça essa tendência

Arquitetura e Décor Decoração com jardim vertical

O jardim vertical é uma ótima alternativa para quem busca ter um cantinho verde em casa. É possível, por exemplo, fazer um painel de plantas de diferentes espécies e assim quebrar a monotonia da parede, sem ocupar muito espaço dos ambientes. Conheça mais sobre essa tendência.

Essa é uma técnica de paisagismo em que as plantas são cultivadas verticalmente. O jardim pode tanto compor inteiramente uma parede quanto ser pensando como um conjunto de vasos em um grande painel.

Muito presente em áreas externas e varandas, o jardim vertical também pode ser adaptado para espaços internos, com estruturas de aço e madeira ou mesmo usando escadas e pallets. Para tê-lo em casa, é necessário que o ambiente seja propício para o desenvolvimento das plantas e receba iluminação adequada.

Vantagens de ter um jardim vertical

Jardim Vertical em casa

Com uma estética agradável e acolhedora, esse jardim agrega um toque de aconchego e bem-estar à casa. Além disso, as plantas influenciam no conforto térmico e acústico, pois amenizam o calor e retêm os ruídos externos. Outra vantagem é que o jardim melhora a qualidade do ar, limpando muitas impurezas do ambiente. 

Como ter um jardim vertical em casa

Muro com jardim vertical de plantas

Um jardim vertical duradouro necessita de plantas adequadas para cada ambiente. Por isso, analise condições como iluminação natural e incidência de vento no local para escolher as espécies. Quando estiver planejando o jardim vertical, é importante verificar ainda se o suporte escolhido comporta plantas com raízes pequenas.

As plantas mais indicadas para esse projeto são as pendentes, com folhas que preencham o espaço. As espécies mais usadas são a jiboia, o aspargo-alfinete, a barba-de-serpente e a samambaia. Elas se adaptam com mais facilidade aos ambientes com sol e sombra, portanto são ideais para compor o jardim. Misturar as folhas com tons claros e escuros de verde é uma forma de conferir mais personalidade ao espaço, sendo possível também usar plantas de colorações rosadas, como a tilândsia-azul e o beijinho.

O jardim vertical oferece mais vida e beleza a qualquer residência. Acompanhe mais dicas de decoração no Facebook da Cima Empreendimentos.

Leia mais: Como agregar a decoração afetiva a sua casa

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.