Jardim vertical: conheça essa tendência

Arquitetura e Décor Vantagens de ter um jardim vertical

O jardim vertical é uma ótima alternativa para quem busca ter um cantinho verde em casa. É possível, por exemplo, fazer um painel de plantas de diferentes espécies e assim quebrar a monotonia da parede, sem ocupar muito espaço dos ambientes. Confira dicas para fazer um jardim vertical.

Essa é uma técnica de paisagismo em que as plantas são cultivadas verticalmente. O jardim pode tanto compor inteiramente uma parede quanto ser pensando como um conjunto de vasos em um grande painel.

Muito presente em áreas externas e varandas, o jardim vertical também pode ser adaptado para espaços internos, com estruturas de aço e madeira ou mesmo usando escadas e pallets. Para tê-lo em casa, é necessário que o ambiente seja propício para o desenvolvimento das plantas e receba iluminação adequada.

Confira como viver próximo a áreas verdes influencia no bem-estar

Vantagens de ter um jardim vertical

Jardim Vertical em casa

Com uma estética agradável e acolhedora, esse jardim agrega um toque de aconchego e bem-estar à casa. Além disso, as plantas influenciam no conforto térmico e acústico, pois amenizam o calor e retêm os ruídos externos. Outra vantagem é que o jardim melhora a qualidade do ar, limpando muitas impurezas do ambiente. 

Como ter um jardim vertical em casa

Como ter um jardim vertical em casa

Escolha o ambiente ideal

Um jardim vertical duradouro necessita de plantas adequadas para cada ambiente. Por isso, analise condições como iluminação natural e incidência de vento no local para escolher as espécies. Quando estiver planejando o jardim vertical, é importante verificar ainda se o suporte escolhido comporta plantas com raízes grandes, se for o caso.

Plantas mais utilizadas

As plantas mais indicadas para esse projeto são as pendentes, com folhas que preencham o espaço. Algumas das espécies mais usadas são:

  • jiboia
  • aspargo-alfinete
  • barba-de-serpente
  • samambaia
  • lambari-roxo
  • tillandsia-azul
  • beijinho

Esses exemplos se adaptam com mais facilidade aos ambientes com sol e sombra, portanto são ideais para compor o jardim. Misturar as folhas de tons claros e escuros de verde é uma forma de conferir mais personalidade ao espaço, sendo possível também usar plantas de colorações rosadas, como a tillandsia-azul e o beijinho.

Como montar o jardim vertical

A montagem do jardim vertical depende do ambiente escolhido e do número de espécies. Se forem poucos vasos colocados de maneira isolada, basta pendurar um pallet ou suporte na parede e em seguida dispor as plantas como preferir.

Caso a ideia seja preencher toda a parede, indica-se aplicar antes uma tinta impermeabilizante, que irá protegê-la contra a umidade da rega. Só então instale o suporte dos vasos pendentes. Alguns projetos de paisagismo profissional utilizam um sistema de irrigação automático, que pode economizar tempo no cuidado com as plantas.

O jardim vertical oferece mais vida e beleza a qualquer residência e está presente no apartamento decorado do Infinite Residences. Acompanhe mais dicas de decoração no Facebook da CIMA Empreendimentos.

Leia mais: Dicas para utilizar mais plantas na decoração

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.