Casa mais fresca no verão

Arquitetura e Décor Dicas para manter a casa fresca no verão

Nos dias mais quentes do ano, é essencial pensar em soluções que garantam o conforto térmico dos ambientes. Os projetos da CIMA Empreendimentos oferecem infraestrutura para ar-condicionado, para proporcionar controle de temperatura, mas outras dicas também podem ajudar a manter a casa mais fresca no verão, confira!

Regule a entrada de luz

Muitas pessoas acreditam que para ter a casa fresca durante o verão o ideal é manter as cortinas sempre abertas. Porém, isso faz com que os raios solares entrem diretamente nos cômodos e assim potencializem o calor, causando até mesmo danos a móveis e objetos expostos diretamente ao sol.

Assim, uma alternativa para manter os cômodos com uma temperatura amena nos dias quentes é abrir as janelas e cortinas nos horários em que a iluminação não incide diretamente. Já para quem utiliza o ar-condicionado, o indicado é manter as portas e cortinas fechadas enquanto o aparelho estiver ligado, de modo que o ar fresco possa circular por todo o espaço.

Escolha tecidos leves

A decoração dos cômodos pode influenciar diretamente na sensação de calor. Uma dica nesse sentido é escolher cortinas de tecidos leves, como linho e algodão. Já no caso dos tapetes, prefira os modelos finos. As cores também influenciam a percepção de frescor, por isso utilize tons claros, que tendem a absorver menos calor.

Leia também: Cromoterapia: cores que influenciam os sentidos

Utilize mais plantas

No verão use mais plantas

Além de embelezar os ambientes, as plantas naturais contribuem para o controle de temperatura e atuam na limpeza do ar. Criar um jardim vertical é outra ótima maneira de refrescar os cômodos durante o verão e agregar mais personalidade em casa. Nos espaços internos, opte por espécies que prefiram iluminação indireta.

Leia também: A importância da luminotécnica na decoração

Utilize lâmpadas de LED

Outra questão, esta relacionada à iluminação artificial durante o verão, é a importância de substituir as lâmpadas incandescentes por modelos de LED, que, além de consumirem menos energia elétrica, liberam menos calor quando acionadas. Com essas adaptações, sua casa certamente já ficará mais confortável durante os dias quentes.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.