Como escolher a cortina ideal

Arquitetura e Décor Sala com poltronas e cortina

As cortinas servem principalmente para controlar a entrada de luz nos cômodos, proporcionar conforto térmico e garantir mais privacidade. Além disso, complementam a decoração do ambiente. Mas, para escolher a cortina ideal de acordo com seu estilo e necessidade, é preciso conhecer as opções disponíveis.

Listamos algumas dicas que podem ajudar na escolha da cortina.

Qual o objetivo da cortina no ambiente?

De início, é necessário estabelecer o objetivo da cortina dentro do cômodo em relação à entrada de luz. Nos quartos, por exemplo, é interessante poder deixar o ambiente totalmente escuro, já na sala de estar é suficiente amenizar a iluminação. Com isso definido, podemos seguir com o tecido mais adequado.

Tecido da cortina

ambiente bem iluminado com cortinas e poltrona

A escolha do tecido tem ligação com o tópico anterior, mas também deve conversar com o estilo de decoração. Tecidos mais fluidos, como o voal e o chiffon, são indicados para locais em que se queira mais entrada de luz. Por sua vez, as peças de trama fechada, como veludo e seda, bloqueiam o sol e ajudam a aquecer o quarto. A mesma lógica pode ser aplicada ao forro. No caso do blecaute, ele pode ser combinado com algum tecido mais leve.

Quanto às medidas do tecido, arquitetos indicam que a largura seja de duas vezes o tamanho da janela e a altura suficiente para tocar o chão, sem sobras de tecido.

Qual o modelo ideal?

home office com cortinas

A personalidade do ambiente também é transmitida pelo tipo de cortina. Algumas peças são mais neutras, enquanto outras podem ser usadas como destaque da decoração. O modo de abertura da cortina também pode variar de acordo com o modelo: 

  • Cortinas de tecido – São as mais tradicionais e podem ser feitas com tecidos leves ou grossos. É possível instalá-las com trilho suíço no forro ou com varão e são mais indicadas para salas e quartos.
  • Persianas – Com abertura horizontal ou vertical, são compostas por uma sequência de chapas de PVC, madeira ou metal, podendo ser envoltas em tecido. Duofold, romana ou rolô são algumas das variedades desse modelo. As persianas combinam com diversos ambientes, como cozinhas, dormitórios e escritórios.

No caso de varões, o recomendado é que sejam instalados pelo menos 20 centímetros acima da janela. Já as persianas podem ser colocadas a uma distância menor, quase rentes à janela.

Para ficar por dentro das tendências de decoração, acompanhe o Facebook da Cima Empreendimentos.

Leia também: Como usar quadros na decoração?

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.