Dicas para utilizar mais plantas na decoração

Arquitetura e Décor Plantas que se adaptam a luz do sol

Levar elementos da natureza para dentro de casa é uma tendência que veio para ficar. Além de bonito, o verde das folhagens auxilia na purificação do ar e contribui para a sensação de bem-estar e conforto. Confira dicas para colocar mais plantas na decoração e proporcionar positividade aos ambientes.

Escolha das plantas

Ao escolher as plantas, é importante analisar o local onde você deseja deixar o vaso, de modo a garantir que as espécies vivam bem. Assim, observe se o espaço recebe luz natural direta ou indireta e se o ambiente é úmido ou seco. Veja a seguir algumas plantas que se adaptam bem de acordo com a iluminação:

Plantas de sombra:

Plantas na decoração

Antúrio, espada-de-são-jorge, flor de cera, bambu da sorte, costela-de-adão, begônia, jiboia, lírio-da-paz, peperômia, samambaia, avenca, corações emaranhados.

Plantas de sol:

Plantas na decoração dos ambientes

Cactos, suculentas, trapoeraba roxa, petúnia, jade, agave dragão, babosa, lavanda, árvore-da-felicidade, buchinho, ficus.

Vasos e cachepôs

Tamanho adequado dos vasos

Além dos fatores do ambiente, o tamanho do vaso precisa ser adequado à planta desejada. Espécies menores ou pendentes ocupam menos espaço, sendo possível harmonizá-las próximas umas das outras. Já plantas maiores podem ficar em cachepôs no chão, agregando mais personalidade ao cômodo. Existe uma variedade de vasos no mercado em diferentes materiais, como cerâmica, plástico, barro, concreto e palha, basta escolher qual preenche melhor o espaço desejado.

Confira algumas sugestões de como distribuir as plantas na decoração de acordo com cada cômodo:

Sala de estar

Como a sala de estar costuma ter boa entrada de iluminação natural, é possível utilizar as plantas de diferentes maneiras. As espécies que ficam no chão ou em suporte próprio chamam a atenção e ficam lindas perto da janela. Elas também podem ser usadas para delimitar ambientes integrados, como as salas de estar e de jantar.

Quartos

Algumas plantas favorecem a purificação do ar e por isso são especialmente recomendadas para o quarto. Também é interessante escolher espécies que preencham visualmente o espaço, como espada-de-são-jorge, hera, lavanda e tostão. Os vasos podem ficar na mesa de cabeceira, na cômoda ou mesmo em estruturas pendentes próximo à janela.

Banheiros

Plantas para banheiro ou o lavabo mais bonito e alegre

Para deixar o banheiro ou o lavabo mais bonito e alegre, a recomendação é escolher plantas bem adaptadas a ambientes úmidos. É o caso de zamioculca, babosa, peperômia e begônia. Uma sugestão é dispor as plantas em vasos pequenos na pia ou em pendentes na área de banho. 

Área externa

Nas áreas externas, como varandas ou terraços, é possível criar mais combinações de plantas, utilizando espécies que se adaptam ao sol ou à meia-sombra. Os jardins verticais, além de uma tendência na decoração, também são uma ótima maneira de aproveitar o espaço disponível.

Leia mais: Saiba como incluir flores na decoração

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.