Saiba como incluir flores na decoração

Arquitetura e Décor Arranjos de flores

Distribuir flores pela casa ajuda a harmonizar os ambientes com cores delicadas ou vibrantes. Além do aroma agradável, os arranjos oferecem elegância e charme aos cômodos, principalmente quando são pensados de acordo com cada espaço. As flores podem complementar qualquer estilo de decoração, combinando ou contrastando com as cores do ambiente. Neste post, saiba como incluí-las em sua casa.

Flores da primavera

A primavera, época em que encontramos uma ampla variedade de flores no mercado, é um ótimo momento para embelezar o lar e levar mais alegria por meio das cores. Os arranjos são uma forma elegante de agregar frescor e delicadeza aos ambientes, bem como oferecer um pouco da tranquilidade da natureza dentro de casa. Este é justamente o objetivo dos projetos biofílicos na arquitetura, utilizar os elementos, materiais e formas naturais para aumentar o bem-estar e a tranquilidade dos ocupantes.

Flores para cada ocasião

Um ponto a considerar, no momento de escolher as espécies para a sua casa, é a sensação que cada uma pode passar. Flores de pétalas brancas, como lírios-da-paz, margaridas, copos-de-leite, rosas e orquídeas, remetem a paz e frescor. Já flores de cores quentes, como gérberas, girassóis, tulipas, lírios e crisântemos, transmitem alegria e receptividade. Por sua vez, os tons de rosa e lilás das hortênsias e violetas oferecem equilíbrio. Uma possibilidade é combinar as tonalidades, acrescentando ainda folhagens e galhos na composição.

Espécies para cada cômodo

Flores na decoração

Considerando as particularidades de cada cômodo, há muitas possibilidades de arranjos possíveis. Na sala de estar ou na de jantar, por exemplo, escolha um vaso grande, mas que não comprometa a mobilidade nem a visão. Em aparadores ou mesas de centro, prefira vasos com flores pequenas. Já na mesa de jantar, opte por vasos mais robustos mas, novamente, que não atrapalhem a visão.

Uma dica é evitar flores com aromas intensos em espaços fechados. Por isso, as melhores opções para dormitórios são violetas, begônias e orquídeas. Em banheiros e lavabos, espécies que aceitam mais umidade são ideais, como hortênsias, violetas e lírios-da-paz. Na cozinha e na varanda gourmet, plantas resistentes à temperatura e que não necessitam de rega constante são as melhores opções, como crisântemos e cactos.

Dicas para deixar a casa perfumada

Como fazer as flores durarem mais

Para que os arranjos de flores durem mais, troque a água do vaso frequentemente, sem deixar as folhas imersas. Além disso, corte a ponta do caule em sentido diagonal a cada três dias, para melhorar a absorção de água.

Para mais dicas de decoração da casa, acompanhe o Facebook e o Instagram da CIMA Empreendimentos.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.