Os escritórios para trabalho remoto exigem uma atenção especial. Ter um espaço organizado em casa aumenta a produtividade e evita distrações. Por isso, separamos algumas dicas de decoração para que o home office seja mais confortável e funcional.
Um fator essencial para quem trabalha de casa é delimitar um espaço próprio para o home office. Independentemente do cômodo escolhido, prepare o local de modo que você e os outros moradores saibam que é um ambiente exclusivo para o trabalho. Caso não tenha um cômodo destinado para isso, aposte em biombos e tapetes para separar a área ou use somente um lado da mesa de jantar, por exemplo. Dessa forma, é possível ter mais foco nas atividades e evitar interrupções.
Outro ponto importante é escolher um local da casa que tenha uma boa entrada de iluminação natural. Caso o espaço necessite de mais luz, invista em lâmpadas de cores frias, que estimulam a produtividade, ao contrário das cores quentes, que transmitem sensação de aconchego e relaxamento e são mais indicadas para os quartos e a sala de estar.
Ergonomia no home office
Ao trabalhar remotamente, você provavelmente passará a maior parte do tempo sentado em um mesmo local. Por isso, o ideal é investir em uma cadeira ergonômica com rodinhas, além de encosto e assento reguláveis. Nesse sentido, a mesa de trabalho também precisa ser adequada, tendo pelo menos 60 centímetros de altura.
Decoradores recomendam escolher um tampo sem brilho, para evitar reflexos. Certifique-se ainda de que o monitor esteja alinhado à altura dos olhos e de que seus pés tenham apoio, para que não se comprometa a postura.
Armazenamento dos materiais
Apesar de ser possível fazer a maior parte do trabalho pelo computador, alguns profissionais ainda precisam consultar e armazenar documentos impressos.
Por isso, é necessário ter um local para guardar os materiais que fique próximo à mesa do escritório. Assim, invista em um gaveteiro ou em um armário pequeno para guardar papéis, itens de papelaria e cabos de eletrônicos.
Uma dica de decoração interessante, que pode auxiliar no armazenamento dos itens de escritório, é ter prateleiras acima da mesa para colocar cadernos, livros e materiais de uso constante. Esses objetos devem ser dispostos de maneira visualmente agradável, sem o acúmulo de muitos itens. Para dar mais charme ao espaço, acrescente um vaso de plantas ou um quadro, unindo decoração e funcionalidade.
Organização durante o home office
Com um local próprio para os materiais, fica mais fácil manter a organização durante o home office. De todo modo, também é interessante adquirir cestas organizadoras e um porta-canetas para objetos pequenos e itens de papelaria.
No término do expediente e principalmente nos fins de semana, lembre-se de organizar e guardar os materiais de trabalho, deixando a bancada limpa e organizada. Isso ajuda a se desconectar mentalmente das atividades, evitando que se pense em trabalho durante os momentos de descanso.
Para dar mais personalidade ao espaço, decore o ambiente com cores agradáveis e itens que transmitam sensação de bem-estar, como fotos de família ou velas aromáticas.
A CIMA Empreendimentos compreende o quanto esses ambientes são necessários. Por isso, seus projetos dispõem de cômodos amplos e confortáveis para que os moradores personalizem os espaços da melhor maneira, de acordo com suas demandas e rotinas. Além disso, a maioria dos residenciais CIMA possui áreas dedicadas a home office entre os espaços comuns do condomínio, permitindo que você trabalhe com ainda mais comodidade. Acesse o site e conheça nossos projetos.
Leia também: Dicas para organizar o closet