Como funciona o piso aquecido?

Além do Imaginado uso de piso aquecido no interior de aparmanento

Atualmente, existem diversas soluções em tecnologia para tornar os espaços dentro de casa mais agradáveis. Nesse contexto, o piso aquecido é a pedida certa para proporcionar conforto térmico e sofisticação. Saiba como ele funciona.

O que é o piso aquecido?

Conhecido também como piso térmico ou piso radiante, o sistema ajuda a controlar a temperatura dos ambientes. Essa não é uma novidade em países de clima frio, onde grande parte das construções já é preparada para amenizar a sensação térmica do inverno. No mercado brasileiro, esse é um item de luxo que está sendo incorporado a vários projetos, principalmente em banheiros e áreas mais frias.

Como funciona o piso aquecido?

foto piso aquecido interior

A tecnologia do piso aquecido pode ser de dois tipos: elétrica e hidráulica. O primeiro sistema utiliza cabos resistentes à eletricidade, dispostos paralelamente sob o contrapiso. A temperatura é controlada por meio de um termostato, que irá aquecer os cabos calefatores e assim distribuir o calor.

No modelo hidráulico, a instalação é feita de modo semelhante, mas ele consiste em tubulações que recebem água aquecida por uma caldeira a gás colocada na cozinha, na lavanderia ou na garagem. Esse sistema pode ser aplicado em diversas áreas e receber qualquer tipo de revestimento. Normalmente, é usado sob porcelanatos e cerâmicas, ótimos condutores de calor.

Como a estrutura é instalada sob o piso da casa, o indicado é que sua colocação seja feita durante a construção ou reforma da casa.

Quais são as vantagens?

crianças brincando em imóvel de piso aquecido

As vantagens do piso aquecido é que o calor é distribuído de maneira uniforme, sem alterar a umidade do ar. Quando acionamos o ar-condicionado, por exemplo, a temperatura ambiente é controlada, mas tende a deixar o ar seco. Além disso, investir na climatização do piso representa um diferencial para sua valorização, pois é um item de apartamentos de alto padrão.

Piso aquecido nos empreendimentos Cima

A maioria dos projetos da Cima já dispõe de piso aquecido de modo que os moradores não precisam fazer a instalação. Além dessa facilidade, os empreendimentos também contam com outros detalhes construtivos pensados para proporcionar mais comodidade e conforto. A Cima Empreendimentos é uma construtora paranaense com mais de 40 anos de tradição. Seus residenciais de alto padrão em vários estados do país são desenvolvidos com a mais alta qualidade e sofisticação. Conheça nossos projetos.

Leia também: Dicas para aumentar o conforto térmico na sua casa

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.