Tendências de paisagismo na arquitetura contemporânea

Arquitetura e Décor

Algumas tendências de paisagismo na arquitetura contemporânea estão moldando os projetos residenciais de alto padrão. O paisagismo, além de embelezar os espaços, desempenha um papel essencial na criação de ambientes agradáveis, sustentáveis e conectados com a natureza. Saiba mais a seguir.

Integrando a natureza e arquitetura

A arquitetura contemporânea tem se voltado para uma abordagem mais sustentável e consciente em relação ao meio ambiente, e o paisagismo é essencial nesse contexto, junto com a aplicação de conceitos da biofilia. Uma das principais tendências é a integração de espécies vegetais nas fachadas e nos ambientes internos dos edifícios, proporcionando equilíbrio entre construção e natureza.

Fachadas verdes

Paisagismo na arquitetura

As fachadas verdes são cada vez mais populares e representam uma das principais orientações da arquitetura contemporânea. Trata-se de estruturas verticais cobertas por vegetação que agregam uma estética única aos edifícios, além de oferecerem diversos benefícios ambientais, como isolamento térmico e acústico, melhoria da qualidade do ar e redução do impacto urbano.

Para a elaboração desse tipo de paisagismo, é preferível usar espécies nativas, que são adaptadas ao clima local e demandam menos água e manutenção. Além disso, escolher plantas que ofereçam flores e folhagens durante o ano todo proporciona um visual atrativo em qualquer época.

Leia também: Viver em áreas verdes aumenta o bem-estar

Jardins verticais internos

Os jardins verticais também têm conquistado espaço nos ambientes internos, levando um toque de natureza a locais como halls de entrada, áreas de convivência e escritórios corporativos. Essas estruturas verticais de plantas proporcionam não apenas beleza, mas também um ambiente mais saudável e relaxante.

No caso dos jardins verticais internos, é importante escolher espécies adaptadas a ambientes fechados e à disponibilidade de luz natural do cômodo em questão. Além disso, a utilização de sistemas de irrigação automatizados e as técnicas de cultivo vertical garantem a manutenção adequada e a longevidade do jardim.

Uso consciente de materiais naturais

Entre as tendências dos projetos atuais, destaca-se a economia de água, por meio de sistemas de irrigação mais eficientes, da reutilização de água da chuva, de sistemas de drenagem adequados e de técnicas de manejo ecológico. Todas essas práticas contribuem para a redução do impacto ambiental. Além disso, cresceu a utilização de materiais sustentáveis na construção de elementos paisagísticos como deques, bancos e estruturas de apoio.

A integração do paisagismo à arquitetura contemporânea proporciona uma experiência estética única, que alia sustentabilidade e bem-estar nos espaços. A CIMA Empreendimentos oferece projetos que valorizam a conexão com a natureza, criando ambientes sofisticados que contribuem com a qualidade de vida no contexto urbano.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.