Alimentação saudável no dia a dia

Sonhar é Viver Manter uma alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável no dia a dia é benéfico para o corpo e a mente. Se você deseja fazer melhores escolhas no cardápio diário, confira algumas dicas que podem aumentar a qualidade de vida e poupar tempo no preparo das refeições.

Programe as refeições

Em meio à rotina agitada, é comum as pessoas optarem por pratos rápidos e com pouco valor nutricional. Contornar esse hábito, porém, exige apenas um pouco de organização. Uma dica é definir um dia mais tranquilo, como no fim de semana, para planejar as refeições e conferir a geladeira e a despensa.

Elabore um cardápio semanal

Elabore um cardápio semanal

Elaborar um cardápio semanal é uma boa opção para manter a alimentação saudável. Primeiro, analise o que você tem em casa e procure anotar o que será servido ao longo dos dias, de modo que não haja descarte entre as refeições. Por exemplo, a carne que sobra do almoço pode compor o molho do macarrão no jantar.

Antecipe os preparos

Definido o cardápio, vá ao mercado com a lista de compras contendo apenas o necessário. Outra recomendação é preparar previamente o que for possível: procure guardar na geladeira as verduras e os legumes já lavados e secos, prontos para uso. Dependendo da sua dieta, também é possível temperar algumas carnes antecipadamente e otimizar o tempo.

Uma alternativa é fazer marmitas para toda a semana e congelar as porções. Dessa maneira, pode-se ter uma alimentação saudável todos os dias, além de evitar gastos com restaurantes e deliveries.  

Veja outras dicas para manter uma rotina saudável.

Não esqueça os lanches

alimentos benéficos para o corpo

Além de definir as refeições principais, que em geral levam mais tempo de preparo, é importante pensar no que você irá comer no restante do dia. Castanhas, frutas, bolos integrais e sanduíches são ótimas opções para o café da manhã ou o lanche da tarde. Dessa forma, é possível ter uma alimentação saudável e evitar os ultraprocessados.

Hidrate-se

Também faz parte de uma alimentação saudável manter uma hidratação adequada. Assim, beba pelo menos dois litros de água por dia. Sucos e chás naturais são também boas opções de vez em quando, mas evite as bebidas industrializadas, como refrigerantes.

Lembre-se, por fim, que combinar uma alimentação saudável com a prática regular de atividades físicas é essencial para a qualidade de vida. Cuide de você!

Para mais dicas sobre bem-estar, siga a Cima Empreendimentos no Instagram.

Leia mais: Opções de exercícios físicos para iniciantes

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.