Como aplicar o conceito de calm technology na sua casa

Além do Imaginado Como aplicar o conceito de calm technology na sua casa

Em um mundo acelerado e orientado pela tecnologia, buscar tranquilidade e conforto se tornou uma necessidade. Nesse cenário, aplicar o conceito de calm technology pode ser a solução para garantir uma atmosfera mais serena. Conheça o que é essa tendência e de que maneira ela pode ser usada com foco em um ambiente acolhedor e propício ao bem-estar.

O que é calm technology?

Calm technology, ou tecnologia tranquila, é um conceito que visa integrar a tecnologia ao nosso cotidiano de maneira sutil, periférica e não invasiva. Na contramão de dispositivos eletrônicos que geram distração e estresse, a calm technology busca promover uma interação harmoniosa entre as pessoas e as inovações do mercado.

Os estudiosos já discutem há algum tempo o impacto da sobrecarga de informação gerada no contexto tecnológico atual. Para contornar o problema, a Samsung anunciou que irá priorizar o conceito de calm technology em seus celulares e nos eletrodomésticos da marca voltados a casas inteligentes. O objetivo, segundo a empresa, é melhorar a vida dos usuários e oferecer uma experiência conectada mas com bem-estar aos clientes.

Calm technology em casa

Enquanto grandes empresas buscam alternativas para equilibrar o cotidiano dos usuários, alguns aspectos já podem ser aplicados dentro de casa, visando melhor qualidade de vida e tranquilidade. Confira alguns dispositivos inteligentes alinhados ao conceito de calm technology.

Iluminação inteligente e suave

Uma das formas mais eficazes de aplicar a calm technology é por meio de um sistema de iluminação inteligente. Com ele, é possível criar diferentes cenários luminosos que se adaptem às necessidades e momentos do dia, proporcionando uma atmosfera relaxante em todos os ambientes da casa.

Leia também: A importância da iluminação natural em casa

Automação residencial

Uma excelente aliada para integrar a calm technology é a automação residencial. Ao conectar dispositivos eletrônicos como sistema de som, televisão e cortinas a uma plataforma de controle, é possível gerenciar diversos aspectos da casa de forma prática e intuitiva, sem interferir no ambiente tranquilo que você busca.

Som ambiente personalizado

Por meio de sistemas de som integrados, é possível criar uma ambiência auditiva personalizada para diferentes cômodos. Música suave, sons da natureza ou mesmo o silêncio podem ser programados para promover a tranquilidade desejada, contribuindo para o equilíbrio emocional e o bem-estar dos moradores.

Zonas de desconexão

Casas voltadas à tranquilidade dos moradores podem contar com espaços dedicados à desconexão. Uma ideia é criar um cantinho de paz sem dispositivos eletrônicos – como uma sala de leitura ou um espaço de meditação –, onde seja possível desfrutar momentos de introspecção e paz, longe das distrações tecnológicas.

Integração com a natureza

Complementando o tópico anterior, levar elementos naturais para dentro de casa é outra forma de regular os efeitos cotidianos da tecnologia. Nesse sentido, jardins verticais, iluminação natural e materiais orgânicos ajudam a criar um ambiente mais acolhedor, fazendo do lar um refúgio tranquilo.

Ao aplicar o conceito de calm technology em sua casa, você estará promovendo o equilíbrio emocional e a serenidade, tão necessários atualmente.

Em seus residenciais, a CIMA Empreendimentos alinha tecnologia de ponta a ambientes confortáveis e relaxantes, pensados em cada detalhe para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Saiba mais em nosso site.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.