Os aromas podem oferecer sensação de bem-estar e acolhimento e aumentam a conexão com os ambientes, sendo uma ótima maneira de ter mais conforto em casa. Eles também são um fator importante para quem busca reservar um cantinho de paz na residência, pois proporcionam personalidade ao espaço e podem até mesmo compor o estilo de decoração, harmonizando com os móveis e as cores do local.
Sentir cheiros agradáveis está diretamente relacionado à memória afetiva, por isso os aromas são capazes de despertar diversas emoções. As técnicas de aromaterapia estudam justamente como os perfumes podem estimular diferentes partes do cérebro para aliviar sintomas de ansiedade, promover bem-estar e até fortalecer as defesas do corpo. Assim, se você busca espaços mais agradáveis, investir em aromas na casa é uma opção perfeita.
Como usar os aromas em casa
Para que os perfumes estejam presentes em toda a casa, utilize aromatizadores de ambientes, disponíveis em diversos modelos. Os cheiros agradáveis podem ser espalhados por meio de velas perfumadas, que contribuem visualmente para a sensação de aconchego, ou de difusores de ambiente elétricos ou com varetas, que também adicionam charme à decoração do cômodo. Para que os tecidos estejam sempre cheirosos, coloque sachês perfumados nas gavetas ou utilize borrifadores aromáticos diretamente nas roupas de cama, no sofá e nas almofadas.
Aromas que oferecem mais conforto em casa
Se você deseja ter mais conforto em casa por meio dos aromas, selecionamos alguns perfumes indicados para cada ambiente:
- Sala de estar: para gerar sensação de descontração, os perfumes ideais são de gerânio, ilangue-ilangue, lavanda e melaleuca.
- Cozinha e área gourmet: os aromas cítricos são os mais indicados aqui, como limão, laranja, hortelã e manjericão.
- Dormitório: lavanda, macela, erva-cidreira e laranja têm efeito relaxante e podem melhorar o sono.
- Lavabo e banheiro: limão-siciliano, citronela, eucalipto e maracujá oferecem sensação de frescor.
- Escritório: para as áreas de trabalho, aromas como eucalipto, alecrim e bambu favorecem a concentração.
É importante destacar que os perfumes também devem estar alinhados com suas preferências pessoais. Assim, faça testes para escolher os que mais lhe agradam.
Leia também: Como decorar o quarto do casal