Como a arquitetura pode influenciar no sono

Sonhar é Viver Arquitetura do sono

Uma boa noite de sono depende de diversos aspectos atrelados a uma rotina saudável e aos hábitos antes de deitar. Além deles, alguns elementos arquitetônicos também contribuem para a qualidade do descanso. Confira como a arquitetura pode influenciar no sono.

Iluminação

A exposição à luz afeta o ritmo circadiano do corpo, relacionado à percepção do dia e da noite. Portanto, é importante que o quarto possua cortinas ou persianas capazes de bloquear a luz externa quando necessário. Além disso, um projeto luminotécnico adequado, com luzes amenas e indiretas, pode propiciar mais relaxamento no período noturno.

Leia também: A importância da luminotécnica na decoração

Temperatura

A temperatura do ambiente afeta diretamente a qualidade do sono. Por esse motivo, os projetos da CIMA Empreendimentos valorizam o conforto térmico, através de estrutura para ar-condicionado e de uma arquitetura inteligente que contribui para a ventilação. Recomenda-se que a temperatura do quarto esteja entre 18 e 22 °C para uma noite restauradora.

Conforto durante o sono

Ruído

Os ruídos externos podem interromper ou dificultar o sono. Assim, é importante minimizar os sons à noite, como o tráfego dos carros ou o barulho da vizinhança, para garantir um ambiente propício ao descanso.

Nesse sentido, os imóveis de alto padrão costumam oferecer janelas à prova de som, que garantem mais conforto acústico. Uma alternativa é ouvir faixas do chamado ruído branco, que para algumas pessoas tem efeito relaxante e ameniza os sons em volta.

Leia também: A importância do conforto termoacústico

Amplitude

A percepção de amplitude do quarto também influencia na qualidade do sono. Quartos abarrotados, por exemplo, podem causar sensação de confinamento, enquanto quartos vazios podem parecer áridos e impessoais.

Por isso, é importante encontrar equilíbrio entre o tamanho do quarto, a decoração e a disposição dos móveis, de modo a garantir ao mesmo tempo boa circulação e aconchego.

Conforto

Sentir-se confortável durante a noite ajuda não apenas a adormecer, mas a ter um sono sem interrupções. Para isso, procure investir em um colchão adequado, em bons travesseiros e em roupas de cama de qualidade.

A arquitetura tem um papel importante na promoção de um ambiente saudável e tranquilo, o que impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas. Os residenciais da CIMA Empreendimentos priorizam o bem-estar por meio de ambientes perfeitos para o descanso.

Acesse o site e conheça mais sobre os diferenciais construtivos da CIMA.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.