Conheça a decoração hygge

Conforto e Segurança Saiba mais sobre a decoração hygge

Nos últimos anos, aumentou consideravelmente a procura por uma decoração que agregue mais conforto ao lar. Nesse contexto, virou tendência um estilo aconchegante oriundo dos países nórdicos: conheça a decoração hygge.

O que é a decoração hygge

A palavra dinamarquesa “hygge” não tem tradução literal no português, mas está relacionada a paz, aconchego, bem-estar e momentos alegres do cotidiano. Aplicado à decoração, esse conceito é originalmente uma alternativa para amenizar os longos períodos do inverno nórdico, de forma a tornar os ambientes mais acolhedores. Hoje, porém, o estilo hygge é conhecido no mundo todo.

Como adaptar a decoração hygge em casa

Use cores neutras

A decoração hygge é caracterizada por tons neutros e quentes, bem como pelo uso de texturas que resultam em um ambiente acolhedor e agradável. Variações de cinza, marfim, creme e bege são utilizadas tanto nas paredes como nos móveis e objetos decorativos que compõem esse estilo.

Priorize a luz e os elementos naturais

Saiba tudo sobre a decoração hygge

Um dos principais aspectos da decoração hygge é o aproveitamento da iluminação natural. Por isso, invista em janelas amplas e cortinas translúcidas, valorizando a entrada de luz do sol. Já à noite, velas e luzes indiretas ajudam a aquecer visualmente os cômodos. Outro ponto comum do estilo é o uso de tecidos e elementos naturais, como madeira e vime.

Monte um ambiente verde

Assim como em outras tendências recentes de decoração, agregar plantas e flores em ambientes internos é uma maneira de melhorar a qualidade do ar e levar aromas da natureza para dentro de casa. Para isso, há inúmeras espécies disponíveis, bastando escolher as mais adequadas para cada espaço.

Leia também: Biofilia e sua importância na arquitetura

Mobiliário confortável

Os móveis na decoração hygge são simples e têm linhas retas, com um aspecto minimalista a industrial. Já os estofados fazem um contraponto com tecidos macios e agradáveis e podem receber camadas de mantas e almofadas. Uma ideia é adaptar um cômodo da casa para ser um cantinho de paz, em que se possa relaxar após um dia agitado.

Decoração contemporânea

decoração hygge

Por mais que o estilo hygge preze por um aspecto clean, objetos decorativos são bem-vindos e agregam personalidade e dimensão ao ambiente. Assim, invista em peças de arte e objetos que complementam o estilo dos cômodos, como obras abstratas, imagens de paisagens ou flores e itens com valor sentimental.

É importante ressaltar que o estilo de decoração hygge pode ser interpretado de formas individuais, de acordo com as preferências pessoais de conforto, acolhimento e relaxamento. Então, vale usar sua criatividade para criar ambientes mais agradáveis.

Para mais inspirações, acompanhe a CIMA Empreendimentos no Instagram e no Facebook.  

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.